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Franquia de comida saudável: como funciona essa parceria!

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As franquias mantêm uma curva de crescimento contínuo mesmo diante de crises econômicas e de mercados. São muitos os motivos para abrir uma franquia de alimentação, por exemplo. Mas você sabe como se forma a parceria em uma franquia de comida saudável?

O setor de franchising tem uma regulamentação própria, a Lei do Franchising, que foi criada e modernizada para dar a investidores e marcas a segurança jurídica necessária.

Entre vários tópicos, o destaque é a Circular de Oferta de Franquia, a COF, um documento crucial para regulamentar as condições contratuais e garantias das partes.

Isso se tornou fundamental nos primeiros anos, em especial, quando as dúvidas e desconfianças eram muitas e mesmo hoje em dia, com a vasta literatura sobre franquias, a legislação mantém a segurança do processo.

Você conhece os principais passos que levarão você a uma franquia! Quais os seus direitos da assinatura do contrato ao dia a dia?

O Blog Fadas traz muita informação segura e qualificada para guiar você nessa jornada de sucesso!

ESTUDE BASTANTE SOBRE A FRANQUEADORA

Investir em uma franquia é um excelente caminho para o sucesso, mas empresas também passam por dificuldades. Por isso, pesquisar sobre a situação da franqueadora é uma tarefa fundamental.

  • Pesquise notícias relacionadas à empresa e/ou a rede de franquias;
  • Verifique a reputação em sites como o Reclame Aqui;
  • Converse com franqueados sobre a relação da marca com a rede.

Dessa forma, você vai chegar ao processo de candidatura à franquia mais seguro!

3 PASSOS PARA VOCÊ COMPRAR UMA FRANQUIA!

Agora que você já fez a sua escolha, é hora de conhecer as condições da franquia e candidatar-se a fazer parte da rede. Vamos ver o passo a passo para ser um franqueado!

1 – CADASTRAR-SE NO SITE DA FRANQUEADORA

O primeiro passo é fazer um contato através do site da franqueadora, preenchendo o formulário com dados para que a empresa marque uma reunião onde vocês se conhecerão melhor e poderão trocar dúvidas importantes.

É fundamental estar preparado para essa conversa, se o seu conhecimento prévio sobre o setor da franquia e a empresa estão claros, se você tem o capital necessário ou terá de buscar fontes de capitalização, entre outros pontos.

Aproveite ao máximo essa reunião!

Venha conhecer as condições da parceria com a franquia Fadas Magrinhas!

2 – CIRCULAR DE OFERTA DA FRANQUIA (COF)

Ao decidir por dar continuidade na candidatura, chegamos ao documento mais importante do processo de franqueamento. Na COF, estão todas as condições a serem estabelecidas na relação entre franqueado e a franqueadora:

  • Direitos e obrigações de ambas as partes;
  • Cláusulas de rescisão, possibilidade de repasse da franquia e outras;
  • Faturamento médio, prazo de retorno, investimento inicial e taxas;
  • Demonstrativos de resultado da franqueadora;
  • Histórico da marca e da rede de franquias;
  • Lista atualizada dos franqueados;
  • Fornecedores cadastrados;
  • Condições de exclusividade e territorialidade;
  • Serviços ao franqueado (suporte de abertura, treinamentos etc).

É fundamental a leitura cuidadosa de todas as condições expostas na COF e de preferência com a consultoria de um advogado especializado, pois todas elas farão parte do contrato de franquia.

Você terá 10 dias para analisar a COF e responder confirmando a compra da franquia. Aproveite ao máximo esse prazo também para reavaliar e confirmar as condições da sua decisão:

  • Profissional e pessoalmente você está pronto a disponibilidade que a franquia exigirá;
  • O capital necessário para todo o processo está disponível e o seu planejamento para obtê-lo (poupança, empréstimo) está seguro;
  • O momento financeiro pessoal está corretamente planejado;

3 – CONTRATO DE FRANQUIA

Após retornar aceitando as condições da COF e confirmar a intenção de comprar a franquia, a franqueadora providenciará o contrato. Novamente, o candidato à franquia poderá avaliar o contrato em detalhes.

Na assinatura do contrato, deve ser paga a taxa de franquia e assim se iniciará a sua parceria de sucesso com a marca!

 

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QUAIS TAXAS FAZEM PARTE DE UMA FRANQUIA?

Durante o processo de leitura da COF ou antes mesmo – dependendo da publicidade que a marca faz em seus canais digitais – você conhecerá as taxas de franqueamento que serão cobradas.

É importante ressaltar que nenhuma das taxas é obrigatória, cada rede de franquias define o seu modelo. Vamos falar de algumas delas.

TAXA DE FRANQUIA

Conhecida como taça de licença ou franchise fee, em geral ela cobre atividades do fechamento do negócio até a abertura da loja franqueada (podem existir modelos diferentes), entre elas:

  • Ingresso na rede de franquias;
  • Direito de uso da marca;
  • Transferência de know-how;
  • Treinamentos do franqueado e suas equipes;
  • Suporte da franqueadora para a inauguração da loja.

Algumas redes de franquia não cobram a taxa de franquia diretamente, mas diluem o valor nas demais taxas. Portanto, é preciso ter atenção com os valores da CFO!

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TAXA DE ROYALTIES

É a taxa cobrada mensalmente e com base em um percentual do faturamento bruto, cujo valor é usado pela franqueadora para uma série de ações em benefício da rede de franqueados.

  • Know-how contínuo durante o contrato;
  • Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos;
  • Eventos voltados aos franqueados.

TAXA DE PROPAGANDA

Também chamada de taxa de marketing, ela é destinada ao marketing institucional e também é cobrada mensalmente com base em um percentual do faturamento da unidade franqueada.

Esses valores formam um fundo destinado ao marketing e à propaganda para beneficiar as lojas franqueadas, que por sua vez têm acesso aos dados da destinação dos recursos.

A taxa de propaganda é usualmente voltada a:

  • Estratégias de marketing e publicidade;
  • Ações de promoção da marca;
  • Campanhas.

SUPORTE DO FRANQUEADO: CONHEÇA A PARCERIA DA FRANQUIA!

Abrir uma franquia e lidar com o dia a dia pode ser difícil para quem não é experiente na gestão de um negócio próprio ou do nicho em si, mas possui o perfil de empreendedor e competências e habilidades que facilitam o aprendizado.

Por esse motivo, o suporte ao franqueado é o diferencial que melhor representa a parceria em uma franquia, se inicia na assinatura e está presente na vigência do contrato.

Veja algumas ações de suporte da franqueadora.

Cada rede de franquia escolhe as suas ações de acordo com a necessidade do negócio e a boa relação entre custo e benefício.

  • Consultoria de legalização e abertura da loja;
  • Orientação sobre a escolha do ponto comercial;
  • Apoio na montagem da loja;
  • Treinamentos de gestão e operacionais;
  • Manuais de procedimentos;
  • Consultorias de campo;
  • Eventos periódicos da marca com os franqueados;
  • Central de atendimento e suporte com vários canais;
  • Central de relacionamento com os outros franqueados.

Como podemos ver, o suporte de franquia é um item essencial para dar segurança ao franqueado e promover a melhoria contínua da gestão da loja franqueada, o sucesso da parceria e os ótimos resultados de vendas para todos!

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Janaina Ramuth

Janaina Ramuth

Empresária
Fadas Magrinhas Conveniência e Franchising Ltda.