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Loja de produtos naturais é um negócio rentável e lucrativo?

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O nicho de alimentação saudável está em crescimento constante de mercado e a boa notícia é que essa tendência não é um modismo; alimentar-se bem é um comportamento que enraizou nas sociedades, fazendo de uma loja de produtos naturais um excelente negócio.

Ela reúne as vantagens de um comércio de alimentos e o apelo pelo consumo de produtos que fazem bem à saúde – e o melhor: longe da monotonia de sabor de quando eles surgiram no mercado.

Portanto, as chances de sucesso e satisfação pessoal – algo que as pessoas também buscam no empreendedorismo atualmente – é alta.

Mas será que uma loja de produtos naturais é lucrativa? É um nicho rentável? E qual modelo pode dar os melhores resultados, uma loja de marca própria ou uma franquia de comida saudável?

Entender lucro e rentabilidade é importante para avaliar com precisão os diferentes contextos da loja e se ela traz realmente os resultados que você espera.

Por isso, o Blog Fadas vai falar sobre como é possível ter uma loja de alimentos naturais rentável e lucrativa!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LUCRATIVIDADE E RENTABILIDADE? 

Esses dois indicadores de desempenho são fundamentais para avaliar a saúde de um negócio e definir as próximas decisões a serem tomadas, seja de crescimento ou de recuperação.

Para que sejam bem usados, é importante saber diferenciar lucratividade e rentabilidade, pois ainda é comum que muitos empreendedores vejam eles como uma mesma coisa, o que não é a realidade.

O QUE É LUCRATIVIDADE? 

É a relação percentual, em determinado período, entre o faturamento bruto e o lucro líquido – que vem a ser o faturamento descontando todos os impostos, custos diretos e indiretos e despesas.

Esse indicador demonstra que a eficiência da gestão do negócio está sendo com gastos e vendas. Basicamente, um lucro baixo pode ser causado por um ou vários fatores:

  • Produtos mal precificados (caros demais ou baratos demais);
  • Política equivocada de compras;
  • Excesso de gastos de produção ou administrativos.

O QUE É RENTABILIDADE? 

É a relação percentual, em determinado período, entre o lucro líquido e o investimento feito no negócio. Portanto, a rentabilidade é baseada na lucratividade alcançada.

O resultado pode mostrar a eficiência na estimativa de retorno feita no plano de negócio, na gestão do negócio ou se existem fatos que estão prejudicando o atingimento da meta.

Além disso, uma rentabilidade abaixo da projetada também é um alerta para que a lucratividade seja avaliada, criando um ciclo que visa promover os resultados de uma loja de comida natural!

UM EXEMPLO SIMPLES DE RENTABILIDADE

  • Investimento inicial: 600 mil reais
  • Prazo de retorno projetado: 18 meses
  • Lucro líquido em abril: 24 mil reais
  • Rentabilidade: 4%

Com esse resultado, a loja de comida saudável terá um retorno em 25 meses, um prazo superior ao planejado, evidenciando que algo precisa ser feito – reduzir custos, aumentar vendas, negociar melhor com fornecedores – para aumentar a lucratividade.

Os acertos na lucratividade e na rentabilidade demonstram a qualidade na gestão e aumentam a credibilidade do negócio para fornecedores, possíveis parcerias e investidores.

Esse benefício é a base do sucesso do franchising, como acontece na rede de franquia Fadas Magrinhas, e em diversos segmentos!

 

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POR QUE UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS É UM NEGÓCIO LUCRATIVO?

Podemos definir em linhas gerais que uma loja de produtos saudáveis é um negócio lucrativo por uma série de aspectos internos e externos característicos desse segmento. Veja alguns deles.

SEGMENTO ESPECÍFICO

O mercado de produtos naturais é um nicho de mercado muito específico em termos de produto e isso permite que haja uma precificação melhor para as lojas, longe da pulverização dos alimentos tradicionais.

O público-alvo reconhece as qualidades, funcionalidades e benefícios e, dessa forma, estão mais sensíveis à relação de custo e benefício dos itens.

TEM ALTO ÍNDICE DE FIDELIZAÇÃO

Essa é uma consequência natural de um setor nichado, onde as características e benefícios são reconhecidos com mais facilidade. Com um atendimento acolhedor e uma loja agradável, cria-se o circuito perfeito para obter uma alta taxa de fidelização.

A PROPAGANDA BOCA-A-BOCA É RELEVANTE

Nada é mais positivo para as vendas de uma loja de produtos naturais do que a boa experiência dos seus clientes. A propaganda informal é inerente a esse segmento e aqui entra novamente a importância de atendimento, produto e ambiente atraentes para agregar valor aos preços.

DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS

Essa é uma característica marcante do setor de produtos saudáveis ao longo dos anos. Com a diversificação de tipos, sabores e formatos de alimentos, além do aumento da variedade das funcionalidades orgânicas, o público consumidor vem aumentando – e com isso as vendas.

Mesmo com vantagens estratégicas importantes, devemos ressaltar que a lucratividade de uma loja de alimentação saudável está ligada principalmente à forma como o negócio é conduzido e os mecanismos de proteção e segurança que ele dispõe para alcançar seus resultados.

A comparação entre negócio próprio e franquia de produtos naturais traz respostas que definem qual o melhor modelo de negócios para esse setor!

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FRANQUIA DE PRODUTOS NATURAIS OU NEGÓCIO PRÓPRIO?

A indecisão entre empreender por conta própria ou abrir uma franquia é natural, principalmente para quem sonhou por anos em ser dono de um negócio e ainda conhece pouco do franchising.

Vamos falar de alguns pontos relevantes que devem ser considerados na hora de decidir!

GESTÃO DE FORNECEDORES

No comércio próprio de produtos naturais, você terá de lidar com diversos fornecedores dos mais diferentes produtos, de bebidas e comidas, passando por sobremesas e produtos funcionais.

É um trabalho exaustivo, onde um descuido com os preços contratados pode derrubar o lucro da venda!

Em uma franquia de alimentos naturais, você representará uma marca – ou uma distribuidora de marcas – que já possui uma política de preços e margens validada com sucesso e definida para a região onde sua loja franqueada vai atuar.

Mesmo em uma franquia onde o dono conversa diretamente com as marcas, o franqueador define as diretrizes de preços, o que protege o franqueado de oscilações não planejadas.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PRECIFICAÇÃO

Grande parte da lucratividade, como vimos antes, vem da precificação correta, que por sua vez está atrelada a alcançar o público certo para os seus produtos. Fazer esse ciclo fechar é uma das tarefas mais complexas – e tensas – de uma gestão de negócio.

Um franqueado Fadas Magrinhas conta com o plano de marketing definido pela marca, com um modelo estudado diariamente e atualizado para cada região e suas peculiaridades.

Com isso, o alcance do público-alvo correto é maior, focado nos consumidores que reconhecem o valor dos produtos.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

A lucratividade depende diretamente da capacidade de estimar todos os custos e despesas que estão no negócio e qualquer falha ou falta de um gasto impacta diretamente no resultado.

Em uma loja Fadas Magrinhas, a visibilidade dos gastos é total, pois a precificação é definida a partir deles e da visão de valor do público-alvo, o que reduz muito o risco de gastos inesperados impactarem a lucratividade da loja de produtos naturais!

Esses são apenas alguns dos aspectos que devemos considerar no momento de escolher o que é mais lucrativo. Venha conhecer mais vantagens de ter uma franquia de alimentação natural!

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Janaina Ramuth

Janaina Ramuth

Empresária
Fadas Magrinhas Conveniência e Franchising Ltda.