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Negócio próprio e franquia: qual é a melhor opção para você?

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O desejo de empreender nunca esteve tão presente na mente do brasileiro como nos últimos tempos. O número de pessoas interessadas em saber como funciona uma franquia de comida saudável ou um negócio próprio cresce a cada ano.

O mercado de franquias cresceu 10,7% em, faturamento em 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um número expressivo e uma das maiores altas do setor desde a sua criação.

É verdade que parte desse aumento está entre pessoas desempregadas ou aposentadas, o que dá um ideia de urgência na decisão de empreender, mas também demonstra que mais pessoas, em momentos cruciais, não apostam na segurança do emprego (com algumas aspas).

Elas veem que é hora de dar um salto qualitativo na carreira e tornarem-se protagonistas no mercado.

Tomada a decisão de virar patrão, surge a grande dúvida: o que é melhor, um negócio próprio ou uma franquia? Em que aspectos uma loja franqueada pode ser o melhor caminho para um futuro empreendedor?

A resposta não é única e dependerá muito do quanto você entender e se identificar com cada modelo de negócio.

Por isso, o Blog Fadas traz algumas informações valiosas para ajudar você a empreender!

O Cenário das Franquias no Brasil 2022!

Segundo dados da ABF, o franchising em 2021  fechou com um faturamento de R$ 185 bilhões, quase 11% a mais que em 2020 e estável em relação a 2019, o último ano antes da crise sanitária.

São excelentes resultados, pois investir em um negócio, mesmo com a segurança que as franquias proporcionam, é desafiador, especialmente para quem nunca empreendeu.

Outros números de crescimento mostram o potencial das franquias para 2022:

  • 9% em unidades franqueadas;
  • 7,6% no número de unidades por rede;
  • 8% de novas marcas;
  • 4% de empregos diretos.

Para 2022, as previsões da ABF são de crescimento de:

  • 9% no faturamento;
  • 2% no número de redes;
  • 5% em novas unidades;
  • 5% em geração de empregos diretos.

Ao contrário de 2020, onde alguns setores tiveram uma queda esperada, em 2021 todos os setores do franchising fecharam o ano com crescimento.

Alguns estão em uma categoria especial: cresceram em 2020 e 2021, o que demonstra que são produtos e serviços com demanda sustentável ao longo do tempo – fundamental para o sucesso seja na franquia ou negócio próprio.

Vamos falar dos mais destacados!

Veja em nosso artigo por que investir em franquias de alimentação saudável!

Mercados crescentes para Franquias no Brasil em 2022

Franquia de Construções e Reformas

Esse mercado, que engloba as franquias de pequena construção, reformas de imóveis, venda de materiais e aluguel de equipamentos, apresenta o melhor resultado do franchising em 2021.

O mercado da construção crescerá com a retomada da economia, a oferta de linhas de crédito para reformas e o aumento do poder de consumo dos brasileiros – e depende diretamente desses fatores.

O faturamento das franquias de construção cresceu 19% em 2021.

Franquia de Serviços e Manutenções

Existe uma tendência impactando positivamente nos resultados das franquias desse setor: a preferência das pessoas por reparar e customizar bens e terceirizar serviços, prolongando a vida útil dos itens e economizando com a contratação de profissionais.

Nesse mercado se destacam desde as franquias de manutenção de eletrônicos, reparos em roupas e móveis e as franquias de lavanderia e higienização.

O faturamento das franquias de serviços em geral cresceu 11% em 2021.

Franquia de Alimentação Saudável

O crescimento das franquias de alimentos saudáveis já é uma realidade e será contínuo a partir de uma mudança importante no comportamento dos brasileiros: consumir produtos saudáveis.

O mercado produtor investe constantemente em alimentos e bebidas saudáveis, com sabores e ingredientes diversos, o que aumenta a atratividade deles e o interesse do consumidor.

Os resultados estão nos números do segmento de produtos saudáveis como um todo:

  • Crescimento de 33% entre 2015 e 2020;
  • Faturamento de 100 bilhões em 2020;
  • Previsão de crescimento de 27% entre 2020 e 2025.

Uma pesquisa da FIESP mostrou que 7 de cada 10 brasileiros buscam alimentos mais saudáveis. Isso mostra que a franquia de estética tem um grande mercado a ser explorado e está apenas no começo!

Mas as franquias são melhores que os negócios próprios?

Vamos falar a respeito!

Franquia e Negócio Próprio: Posicionamento da marca

Esse é o primeiro e um dos mais importantes aspectos de um novo negócio: como fazer e quanto tempo levará até que a marca torne-se conhecida e comece a gerar vendas pelo reconhecimento do cliente e de seus diferenciais.

É um trabalho árduo desde o primeiro dia, que exige muito investimento em marketing e sem a garantia de retorno no volume e no prazo desejados.

E na Franquia?

Em uma franquia, você trabalha com uma marca com reconhecimento no mercado. Além disso, vai contar com um plano de marketing desenvolvido pela franqueadora, cuja eficiência é validada permanentemente.

Dessa forma, o seu negócio em franquia já começa visível e com uma base de clientes que vão reconhecer seus produtos quando as portas se abrirem!

Franquia e Negócio Próprio: Montagem e Abertura da Loja

Abrir uma loja própria é um processo longo e de alta complexidade, que começa muito tempo antes com a definição do plano de negócio.

Ele deve ser minucioso sobre o que o negócio vai precisar para funcionar plenamente. Podemos imaginar os custos e riscos que estão envolvidos.

E na Franquia?

A franqueadora presta consultoria da escolha do ponto à inauguração, prestando consultoria na legalização, montagem da loja, identidade visual e divulgação.

Você começa a empreender com confiança!

Franquia e Negócio Próprio: Gestão Operacional

Um negócio próprio implica em um grande pacote de conhecimentos em gestão geral – como o fluxo de caixa, por exemplo – específicos, voltados para o produto – como acondicionar, fazer as compras, manuseio e produção, entre muitos outros.

Além disso, é preciso transmitir o conhecimento operacional para os funcionários, o que é um grande desafio, afinal você ainda está se familiarizando com a ideia do projeto!

E na Franquia?

Por serem produtos ou serviços com estratégias de mercado definidas e validadas, a franqueadora fornece treinamentos de gestão e operacionais para o gestor e os colaboradores e manuais de procedimentos.

Dessa forma, ela garante que o franqueado e as equipes conheçam os padrões de qualidade da marca – que já traz uma trajetória de aprendizado e sucesso junto – e prestem o atendimento que os clientes esperam.

Venha conhecer a marca Fadas Magrinhas e o seu sucesso!

Franquia e Negócio Próprio: Suporte Diário da Gestão

Seja um empreendedor ou um grupo de sócios, o desafio é o mesmo: como lidar com as surpresas e incidentes no dia a dia – e serão muitos, independentemente do modelo de empreendimento.

Pode ser uma crise de mercado, de abastecimento de insumos ou as incertezas sobre os próximos passos do negócio – se é hora de fazer promoção, aumentar o estoque ou contratar mais pessoal.

Dúvidas que surgem e as decisões são sempre difíceis, pois envolvem consequências que o próprio negócio – e talvez o fundo de reserva – terá de arcar.

E na Franquia?

A franqueadora presta suporte de operação constante à rede de franquias para que os membros se sintam confortáveis em partilhar suas dúvidas e problemas onde as respostas serão seguras, pois são apoiadas na base de conhecimento adquirida pela marca.

A empresa mantém os franqueados motivados e seguros para resolver problemas rapidamente e se concentrarem sempre no mais importante: atender com qualidade, conquistar mais clientes e aumentar as vendas!

Venha ser um fraqueado

Somos uma franquia especializada em alimentação saudável para
emagrecimento
e bem-estar.
Quer conhecer a nossa proposta de franquia?

Janaina Ramuth

Janaina Ramuth

Empresária
Fadas Magrinhas Conveniência e Franchising Ltda.